+351 932 360 480 (Chamada para rede móvel nacional)
focuscrl2012@gmail.com
Objetivos
do Projeto e resultados esperados
A
taxa de emprego das pessoas com deficiência (cerca de 80 milhões cidadãos da
UE, que varia de uma deficiência ligeira a grave) continua a ser muito baixa,
48,7%, revelando a falta de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e
a necessidade de desenvolver a sua situação laboral através de empregos de
qualidade em ambientes de trabalho abertos, inclusivos e acessíveis (EU, 2017).
É necessário prestar especial atenção aos jovens adultos com deficiência na sua
transição da educação para o emprego (Comissão Europeia, 2010), uma vez que
enfrentam outras barreiras adicionais diferentes no que respeita à sua empregabilidade
e ao seu desenvolvimento profissional.
Por
outro lado, o estabelecimento da Lei n.º 4/2019 que define o sistema de quotas
de emprego para pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou
superior a 60% leva a que as empresas tenham um prazo transitório de quatro
anos para o cumprimento da quota exigida.
Esta
quota que se situa num 1% para médias empresas (com 75 ou mais trabalhadores) e
nos 2% para grandes empresas (250 ou mais trabalhadores), o que torna esta
obrigatoriedade por si só um desafio.
O
objetivo geral deste projeto é permitir que mais jovens adultos com
deficiência, preferencialmente com idades entre os 18-35 anos, ganhem a sua
vida no mercado de trabalho aberto, melhorando a qualidade e a relevância da
transição para a escola para o trabalho em Portugal.
Abordagem
do Projeto escolhida para alcançar resultados bem-sucedidos
A
inserção profissional de pessoas com deficiência deve ser um processo
individualizado e construído passo a passo de acordo com os pontos fortes, interesses
e aptidões da jovem pessoa com deficiência. Todavia afigura-se-nos que há
certas etapas comuns a percorrer para que este processo seja bem-sucedido.
Levando em linha de conta as áreas de oportunidades de trabalho existentes
dentro de cada empresa e de acordo com a nossa experiência e conhecimento que
temos acerca das metodologias de transição para a vida ativa de jovens adultos
com deficiência com evidências científicas, desenvolvemos a seguinte estrutura
de abordagem para o processo de inserção profissional de pessoas com
deficiência em termos empresariais
Princípios considerados no desenho deste
Projeto
Desenhar
um modelo de boas práticas consensual, respondendo às necessidades
identificadas no percurso da jovem pessoa com deficiência e de todos os
principais intervenientes no ecossistema que as influenciam.
Abordar
as necessidades especificas da jovem pessoa de longo prazo, da escola, da
universidade, do emprego e vida em geral.
Envolver
ativamente todos os intervenientes no ecossistema na conceção do projeto
piloto, incluindo a jovem pessoa com deficiência.
Complementar
e associar grandes instituições.
Desenhar
o projeto piloto com o objetivo de o poder replicar e escalar
significativamente para além do piloto.
Desenhar
o projeto piloto para permitir a aquisição de aprendizagens.
Desenhar
o projeto piloto para permitir o rastreamento e a medição das métricas dos inputs, outputs e outcomes.
Este Projeto vai utilizar os princípios de uma metodologia experimentada e testada – Project SEARCH®. A experiência dos parceiros internacionais nas estrategias que têm um bom resultado no desenvolvimento de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, vai permitir partilhar recursos, usar a melhoria contínua da qualidade e a fidelidade ao modelo de intervenção de forma a alcançar os objetivos pretendidos.
Referenciação
Esta
etapa diz respeito ao processo de referenciação de candidatos. Este processo é
de extrema importância pois visa não só promover o acesso de pessoas com
deficiência a este projeto, mas cima de tudo, fazer o fit candidato/empresa, ou seja, que o candidato a incluir no
projeto venha a satisfazer a real necessidade de recrutamento da empresa.
Para
alcançar este objetivo, são considerados, neste projeto, dois tipos de
referenciação: A referenciação interna e a referenciação externa.
Em
relação à referenciação interna, ela será oriunda da empresa, que acolherá as
manifestações de interesse de familiares de trabalhadores e /ou outros, através
dos seus canais próprios e as reencaminhará para a Focus via email.
Em relação à referenciação externa, ela diz respeito à promoção direta que a Focus fará, desenvolvendo um conjunto de parcerias com diversas entidades nos territórios de abrangência, de forma a que estas divulguem e promovam a participação de jovens adultos com deficiência no projeto.
Os
candidatos interessados preencherão um formulário específico de candidatura que
incluirá, para além dos dados de identificação do candidato, informações sobre
o grau e tipo de incapacidade, informações clínicas e familiares, que enviarão
diretamente para a Focus.
Seleção
Após
a receção do formulário de candidatura, quer seja através da referenciação
interna, quer seja através da referenciação externa, a Focus fará uma primeira triagem
das candidaturas, que poderá envolver um contacto telefónico, com base na
informação apresentada e correspondência aos requisitos de participação.
Feita a
triagem, os candidatos selecionados serão convidados a participar numa
“entrevista” de recrutamento feita pela Focus, com a duração de um dia, onde
para além de se tomar contacto com o candidato, serão avaliadas as suas
competências de socialização, de trabalho e potencial de desenvolvimento. Esta
avaliação será feita de acordo com o modelo de avaliação do Project SEARCH®, podendo ser ainda utilizada
outra ferramenta que se venha a revelar como indispensável.
Formação
De
acordo com o perfil evidenciado pelos candidatos aquando da etapa da seleção, estes
serão encaminhados inicialmente para uma das seguintes tipologias de formação:
Formação inicial: que corresponde ao
Nível I de enquadramento. Este programa
contempla cinquenta e três rotinas que estão dividas em três fases de
aprendizagem. As rotinas são atividades que ocorrem com uma sequência previsível de etapas
e com expectativas previsíveis para a participação e desempenho autónomo dos
candidatos. Estas rotinas cobrem os ambientes escolares e da comunidade.
Formação intermédia: que corresponde ao
Nível II de enquadramento. Este nível de enquadramento corresponde à formação
no Project SEARCH® (nove
meses). Os candidatos integrarão a base de dados de candidatos elegíveis para uma
edição do Project SEARCH® a
realizar.
Formação avançada: que corresponde ao Nível III de enquadramento. Este nível de enquadramento corresponde a uma formação de curta duração (três meses) seguindo princípios do Project SEARCH®.
Avaliação
O programa de formação acima descrito tem
um sistema integrado de avaliação do desempenho individual. Objetivos,
procedimentos e resultados são continuamente medidos e representados
graficamente segundo os moldes e instrumentos do curriculum e extensamente
validados em diferentes programas e sistemas escolares. A validade das
intervenções será medida ainda por inquéritos quantitativos a pais e tutores e
por uma equipa da empresa.
No caso do programa avançado, no final da formação em sala, se os formandos não evidenciarem o perfil indicado para ingressar na empresa não avançarão para a formação prática em contexto de trabalho , podendo vir a ser integrados noutro nível de formação,
No final do programa de formação mencionado
os formandos, caso evidenciem a necessárias competências de empregabilidade,
avançarão para a etapa seguinte, a etapa de apresentação do candidato à empresa.
No caso de não evidenciarem esta necessária preparação, poderão ser incluídos,
de acordo com a avaliação realizada, noutro programa de formação disponível no
projeto, e que seja mais adequado ao necessário desenvolvimento das suas competências.
Apresentação
Esta etapa consiste na apresentação dos candidatos que evidenciaram um nível de competências de empregabilidade consolidadas à empresa. Do resultado desta apresentação, poderão surgir três situações distintas: o recrutamento por parte da empresa, o reenvio do candidato para nova formação no projeto, no caso da empresa considerar que ainda não se encontram reunidas as necessárias condições de recrutamento ou, a inserção profissional noutra empresa no caso da empresa considerar que o perfil do candidato não se enquadra com os seus requisitos de recrutamento.
Acompanhamento
Para
os candidatos recrutados pela empresa será desenvolvido um plano de acolhimento
e acompanhamento específico em contexto laboral, que incluirá uma formação
inicial e contínua on job aos tutores que acompanharão o percurso
profissional dos candidatos dentro da empresa.
Assim,
em termos de acompanhamento, propomos duas fases distintas: a fase de
integração e a fase de retenção do candidato.
A
fase de integração visa proporcionar uma eficiente integração e posterior
retenção do novo colaborador no local/ serviço selecionado pela empresa.
A fase de retenção inicia-se após o primeiro mês de acolhimento na empresa e visa promover a retenção dos novos trabalhadores e resolver/ apoiar a resolução de todas as questões que possam surgir em contexto laboral, em tempo real na empresa. S
Indicadores
de Resultado
São propostos os seguintes indicadores de
monitorização dos resultados a alcançar:
Indicador |
Meta |
# Candidatos |
A definir |
% Concluíram |
92% |
% Empregados* (Inscritos) |
66,67 % |
% Empregados* (Concluíram) |
72,73% |
Nota: a % de empregados pressupõe a utilização do
Conceito de Emprego Competitivo utilizado pela Focus. Para a Focus, Emprego
Competitivo é o resultado mais importante que é considerado de sucesso. Usamos
uma rigorosa definição de emprego competitivo: pelo menos 16 horas de trabalho
por semana, que pague o salário estabelecido, numa base regular, num ambiente
integrado (i.e., com trabalhadores com e sem deficiência).
Link de Inscrição (Candidatos):
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=NIpi1bkzaEqWqzt-OAkZnUv9aqOjI3xCvA0hs6q0paZUQjhXU0tZNTg5RFk4MjVPUVIwN1g3MjhVSy4u