+351 926 697 018 (Chamada para rede móvel nacional) focuscrl2012@gmail.com
Objetivo
Este serviço, desenvolvido pelo nosso parceiro Star
Autism Support, visa disponibilizar aos alunos com Autismo ou outras
Necessidades Especiais, do ensino pré-escolar, básico e secundário, um sistema
e o acesso a oportunidades de aprendizagem à distância, para a minimizar os
efeitos decorrentes do encerramento dos estabelecimentos de ensino e dos
constrangimentos de segurança sanitária advindos do COVID-19.
Através de planos de lição baseados em evidências, um campo de ação e uma sequência que oferecem oportunidades
de aprendizagem robustas, podemos oferecer aos alunos instrução
individualizada, em qualquer local do mundo.
Descrição
do Serviço
O sistema providencia aos destinatários sessões de
ensino à distância individualizadas, de forma a manter as competências
aprendidas em contexto escolar e a generalização de competências aplica das ao
contexto familiar. Providencia ainda apoio aos pais, enquanto os alunos
encontram limitações no acesso ao contexto escolar.
O SOLS é constituído por três níveis de aprendizagem,
desenhados para satisfazer o continuum de necessidades de
todos os estudantes e cujo conteúdo pode ser individualizado para alcançar
as metas do RTP/PEI de cada aluno.
Os estudantes e os seus cuidadores, participam em cinco sessões semanais, ao
longo de doze semanas, conduzidas de 1 para 1 por um terapeuta da Focus, via
uma plataforma online. Cada sessão tem a duração de 50 minutos, sendo muito
flexíveis, estando alinhadas com as necessidades individualizadas de cada
aluno.
Características
diferenciadoras
Para além de utilizar metodologias de
intervenção cientificas comprovadas, o SOLS apresenta as
seguintes características diferenciadoras face a outros programas de
aprendizagem online para pessoas com Necessidades Especiais:
Resultados
Esperados
A manutenção, aquisição e generalização de competências
fundamentais para promover uma vida autónoma, em particular:
§ Comunicação social
§ Académicas
§ Rotinas
diárias
§ Pedidos
§ Utilização
de reforços
§ Participação