Historial


Confrontados com a falta de respostas sociais para poder apoiar os seus educandos com Perturbações do Espetro de Autismo (PEA) e proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida, um grupo de pais de todo o país e as Fundações Luís Bernardo de Almeida e Dr. Luís Aguiar Soares fundaram a 30 de julho de 2012 a Cooperativa de Solidariedade Social Focus.

Após a formalização dos diversos aspetos legais da constituição da Cooperativa a Focus obteve a Equiparação a IPSS em outubro de 2013, tendo a sessão pública de apresentação da Cooperativa ocorrido a 30 de novembro de 2013, no Museu da Fundação Luiz Bernardo de Almeida, altura em que deu inicio formal às suas atividades.

Assim, podemos destacar os seguintes marcos de atividade da Focus após a sua entrada em funcionamento (novembro de 2014):

2014

         §  Introdução em Portugal do Early Start Denver Model -ESDM- (Modelo Denver de Intervenção Precoce), cujos resultados promissores levaram a Revista Time a considera-lo em 2012 como um dos principais progressos da medicina.

        §  Certificação Internacional no ESDM de 4 terapeutas da Cooperativa Focus (concluída em 2016) criando assim a primeira equipa de intervenção precoce especializada nas perturbações do espectro de autismo com esta metodologia.

          §    Abertura dos Serviços em Vale de Cambra.


Early Start Denver Model

 

2015

          §  Autismo: Como intervir precoce­mente: consistiu na realização de cinco ações de sensibilização nos distritos de Aveiro e do Porto sobre os sinais precoces de alerta no Autismo e como intervir preco­cemente no Autismo. 

           § Treino Parental no Autismo: consistiu na criação e implementação em Portugal de um Programa de Treino Parental no Autismo baseado no Modelo Denver de Intervenção Precoce, entregue ao longo de 12 semanas conse­cutivas.

          §  Produção do Kit Sou Impar concebido e assinado pela prestigiada estilista Katty Xiomara, um Kit de sensibilização e angariação de fundos compos­to por um boné, uma T-shirt e um lenço, bem como ofertas de alguns dos nossos parceiros.

          §  Introdução em Portugal do método PRT (Pivotal Response Treatment) da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara. O PRT é um dos programas de intervenção no autismo mais bem estudados e validados.

         §  Cedên­cia de um edifício e respetivo terreno com 3.600m² no centro de Macieira de Cambra pela Fundação Luís Bernardo de Almeida e respetiva produção do projeto de arquitetura., onde ambicionamos criar o primeiro Polo Pedagógico e Residencial integrado do Distrito de Aveiro para pessoas com Autis­mo, com capacidade para prestar apoio a pelo menos 60 pessoas.

           §  Abertura dos Serviços no Porto.


PRT


2016

       §   Realização de 10 ações de sensibilização envolvendo cerca de 130 participantes e 127 horas de volume de formação acerca das   preocupações mais frequentes dos pais que se colocam nas consultas de Pediatria/Neonatologia nas temáticas da Saúde Infanto Juvenil em parceria com o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga.

         §  Abertura da primeira sala de Musicoterapia no Distrito de Aveiro.

        §  Treino Parental no Autismo II:  Programa de Treino Parental no Autismo baseado no Modelo Denver de Intervenção Precoce, entregue ao longo de 12 semanas conse­cutivas

       §  Introdução em Portugal do Star Program®  e Links Currículum® , programas de ensino inovadores baseados em evidências cientificas para crianças com Autismo e outras necessidades educativas especiais que abrange desde a idade pré-escolar até à transição para a vida ativa, sendo os únicos programas educativos validados cientificamente pelo NIH,IES e outros centros de investigação independentes financiados ao nível Estadual e Federal dos EUA.

      §  Introdução em Portugal do PEERS®, único programa de promoção de competências sociais validado cientificamente e que é utilizado para pessoas com Autismo, Hiperatividade e Défice de Atenção, Depressão, ansiedade e outros desafios sociais.

     §   Menção Honrosa no Prémio BPI CAPACITAR 2016 tendo a Focus sido contemplada com 50.000? para implementar em Portugal um sustentável, inovador e internacional programa de empregabilidade (emprego apoiado) - Projet SEARCH - para jovens adultos com Autismo e outras NEE inovador e baseado em evidências científicas.     O Project Search é um programa de empregabilidade colaborativo que proporciona um modelo único de transição escolar para o trabalho para jovens pessoas com deficiência. O programa combina uma formação de empregabilidade de trabalho real e competências de vida independente e apoio á colocação através de uma colaboração ativa com o sistema de ensino, empregadores e serviços de reabilitação. O valor do retorno social é de £3.96: £1, ou seja, por cada libra investida no Project SEARCH este cria um valor social de 3,96 libras e detém uma taxa de empregabilidade (emprego competitivo) acumulada de 73%.

PEERS

Project SEARCH

BPICAPACITAR