• Star & Links Curriculum Training Program

O Programa STAR é uma intervenção comportamental compreensiva (Conjunto de práticas desenhadas para alcançar uma aprendizagem mais ampla ou impacto no desenvolvimento dos défices centrais do Autismo) baseada em evidências que ensina às crianças com Autismo - desde o pré-escolar até ao 2º ciclo do ensino básico- as competências críticas identificadas pelo 2001 National Research Council  e utiliza muitas das práticas baseadas em evidências identificadas no  2009 National Standards Report  e no 2014 National Professional Development Report nos EUA.

Os métodos de instrução da Análise Comportamental Aplicada Discrete Trial Training (DTT), Pivotal Response Treatment (PRT) e Functional Routines (FR) formam a base instrucional deste programa compreensivo para crianças com Autismo.

O Programa STAR é o único currículo validado por múltiplos estudos randomizados controlados independentes hoje em dia no mercado.

O Programa Star inclui planos de lições estruturados, objetivos e sequências curriculares, materiais e sistemas de recolha de dados para a tomada de decisão educativa, bem como um sistema de avaliação baseada no curriculum para ensinar em seis áreas curriculares: Comunicação Recetiva; Comunicação Expressiva; Comunicação Espontânea; Rotinas Funcionais, Conceitos Académicos e Jogo e Interação Social.

 

  O Links Curriculum (Linking Assessment e Instruction for Independence) é uma intervenção e currículo baseado em evidências, compreensivo e baseado na WEB desenvolvido para ensinar os alunos do ensino básico, secundário e pós-secundário com autismo e outras perturbações do desenvolvimento a terem autonomia na escola, na comunidade e nas rotinas vocacionais.

O Links Curriculum inclui planos de aula detalhados, pistas de sequência visuais, sistemas de dados e avaliação. O Links é projetado para promover a independência do aluno em ambientes naturais.  O Links também apresenta atividades de trabalho académicas, em pequenos grupos e autónomas. O sistema on-line Links utiliza uma avaliação baseada  no currículo para individualizar rotinas para cada aluno. A escola Links e os planos de lições da comunidade fornecem aos terapeutas as ferramentas necessárias para ensinar quer as competências individuais quer a autonomia nas rotinas diárias.

  Formadores:


Prof. Doutor Joel Arick:  é o autor principal do STAR Program  e Professor emérito da Portland State University. Tem 30 anos de experiência de trabalho no campo do autismo. É co-autor de vários outros programas publicados na área do autismo. Atualmente, auxilia o Estado de Oregon nos EUA a desenvolver uma rede de locais de formação nas escolas para crianças com autismo nos diversos níveis do Ensino Básico.

Mestre Sheila Magee : Administradora e Psicóloga Escolar.  Trabalha com crianças com autismo há mais de 20 anos. Coordenou programas para crianças com autismo nos níveis pré-escolar e escolar. Tem experiência em análise de comportamento e implementação de estratégias de apoio ao comportamento positivo.


  Investimento e Condições de Participação:


  550 € para inscrições realizadas até 31 de março de 2019.

-700€ para inscrições realizadas de 1 de abril até 15 de maio de 2019.

- A Formação será ministrada em Inglês

- Horário: das 8h00-16h00

- Inscrições limitadas à capacidade do espaço. As candidaturas serão analisadas por ordem de chegada.

* Nota: O Star e o Links Curriculum são os programas oficiais de intervenção no Autismo em 4 Estados dos EUA e em mais de 2.500 Distritos escolares também dos EUA .