• UCLA PEERS®

UCLA PEERS®
Formação Certificada Internacionalmente para Profissionais de Saúde Mental


Formação de Competências Sociais Baseada em Evidencias Cientificas para Adolescentes com Perturbações do Espectro do Autismo e Pais


Descrição do Curso

A Formação Certificada para Profissionais de Saúde Mental PEERS® foi desenhada exclusivamente para pedopsiquiatras, pediatras do desenvolvimento, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas da fala, investigadores clínicos e outros profissionais de saúde mental ou educadores que estejam interessados em aprender a implementar o PEERS®. O PEERS® é o ÙNICO programa de competências sociais baseado em evidências cientificas disponível para adolescentes e adultos com PEA e é utilizado em contexto clinico para jovens com PHDA, Ansiedade, Depressão e outros desafios sociais. Os participantes usufruirão de 24 horas de formação relativamente à utilização do Manual de Intervenção PEERS® (Laugeson & Frankel) e sobre a investigação que suporta o programa. Esta formação habilitará os profissionais de saúde mental e educadores a implementar este programa com uma componente parental de 14 semanas como Prestadores Certificados PEERS®.

O Manual de Intervenção em 14 semanas PEERS® proporciona à comunidade e/ou ao contexto escolar a altamente aclamada e reconhecida internacionalmente intervenção PEERS® da UCLA utilizando:
-Planos de sessões semanais de 90-minutos para adolescentes e grupos de pais
-Regras e passos concretos de competências sociais para fazer e manter amigos
-Estratégias comprovadas para lidar com a rejeição dos pares e o conflito
-Atividades únicas e divertidas para os adolescentes treinarem as novas competências aprendidas
-Relacionar os exercícios de trabalhos de casa com competências generalizadas
-Folhetos para os pais sublinhando as competências e os exercícios de trabalho de casa 
-Sugestões para os terapeutas prepararem as sessões e estratégias para superar potenciais obstáculos
-Uma visão geral da investigação subjacente a este programa

Tópicos de ensino no Manual de Intervenção PEERS®:
-Como utilizar competências de conversação adequadas 
-Como iniciar, entrar e sais conversas com pares 
-Como utilizar adequadamente formas de comunicação eletrónicas 
-Como encontrar amigos e escolher redes sociais relevantes
-Como utilizar o humor adequadamente e aceder ao feedback do humor
-Como organizar e ter confraternizações com amigos
-Como ser um bom participante em jogos e atividades
-Como lidar com discussões e desentendimentos com amigos
-Como lidar com a troça, bullying físico, ciberbullyng, rumores e mexericos
-Como alterar a má reputação

Os participantes terão a oportunidade única de aprender diretamente com a Prof. Doutora Elizabeth Laugeson, cocriadora do PEERS®, na ministração efetiva deste programa apoiado empiricamente. A Prof. Doutora Laugeson, Fundadora & Diretora da UCLA PEERS® Clinic, conduzirá a formação.

Objetivos de Aprendizagem da Formação

-Os participantes aprenderão acerca da amizade e das dificuldades comuns dos adolescentes com perturbações do espetro do autismo e outros desafios sociais.
-Os participantes irão aprender como conduzir formações de grupo de competências sociais para adolescentes e pais
-Os participantes familiarizar-se-ão com o Manual de Intervenção PEERS® e com a investigação em que se apoia.
-Os participantes ficarão equipados com as ferramentas para aplicar o PEERS® em contextos de saúde mental comunitários, investigação ou educacionais.

Materiais de Formação

Cada participante receberá presencialmente os seguintes materiais de formação:
-Competências Sociais para Adolescentes com Perturbações Desenvolvimentais e do Espectro do Autismo: O Manual de Intervenção PEERS (Laugeson & Frankel, 2010)
-Materiais de formação (Artigos de Investigação, Capítulos de Livros, Escalas de Pré-avaliação para Adolescentes, Escalas de medição de Resultados Pré e Pós Intervenção para adolescentes, Cartas de Professores e Escalas de Resultados Pré e Pós Intervenção, Escalas de Pré-avaliação para Pais, Escalas de medição de Resultados Pré e Pós Intervenção para Pais, etc.).

A formação será conduzida pela Prof. Doutora Elizabeth Laugeson, cocriadora do PEERS®, utilizando os seguintes métodos de formação:
-Formação didática interativa e abrangente na utilização do manual de intervenção
-Demonstrações em vídeo de grupos de competências sociais para adolescentes
-Demonstrações presenciais de role-play e exercícios de ensaio comportamentais de competências sociais-alvo.