• Formação ESDM

Formação ESDM


O primeiro passo no processo de formação é ler os Manuais ESDM. Depois de ler os manuais, há dois níveis de Workshops disponíveis para formação no ESDM (Iniciação e Avançado), para os quais deve trazer os seus manuais.

O Workshop Iniciação aborda os principais aspetos do ESDM num dia didático. Está desenhado para participantes, com formações de base diversificadas, incluindo profissionais, pais e outros interessados. Não se destina a formar prestadores de serviços certificados, mas é um passo no processo.

O Workshop Avançado decorre em 3 dias de aprendizagem experiencial. Está disponível apenas através de candidatura para profissionais com formação superior, que trabalham regularmente com crianças com P.E.A. entre os 12 e os 48 meses de idade, que leram os manuais de suporte à metodologia e completaram o Workshop Inicial. É o próximo passo em direção à certificação internacional como Terapeuta ESDM, mas não fornece, por si só, a certificação. O Workshop Avançado inclui sessões interativas com crianças com P.E.A., durante as quais os profissionais praticam a implementação do modelo completo com supervisão ao vivo. O espaço é limitado e as candidaturas serão analisadas pela ordem em que forem recebidas.

Para se tornar um Terapeuta ESDM Internacionalmente Certificado, os profissionais devem submeter materiais que demonstrem a sua competência no ESDM, após o Workshop Avançado. Os materiais serão avaliados de acordo com a fidelidade ao modelo. Há três rondas de submissão, que incluem vídeos e documentos de trabalho do profissional utilizando o ESDM, bem como Feedback e Coaching da performance alcançada.

Leitura ESDM(*Obrigatória)

* Rogers, S. & Dawson, G. (2014). Intervenção Precoce em Crianças com Autismo: Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização, Edições Lidel, Lisboa.

*Rogers, S. & Dawson, G. (2014). CheckList do Currículo do Modelo de Denver de Intervenção Precoce para crianças pequenas com Autismo, Edições Lidel, Lisboa.